terça-feira, 23 de junho de 2009

Atividade 03 - Importância dos alimentos no dia-a-dia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”. Dessa forma, o ser humano está saudável quando apresenta uma relação produtiva e harmônica com o seu meio ambiente, na sua cultura e na época vigente.

O conhecimento da relação da alimentação com o bem-estar físico e o pleno desenvolvimento mental e emocional já existia desde os tempo antigos. Infelizmente, foram episódios de doenças e epidemias que revelaram a importância de uma dieta completa, diversificada e harmônica.


A alimentação é o combustível para nossa vida, uma vez que nos fornece energia para a realização de nossas tarefas diárias. Se não nos alimentamos, não temos força ou disposição para a realização das atividades mais banais, além de comprometer seriamente o desempenho das funções vitais do nosso organismo.

Claro que a qualidade do alimento ingerido é fundamental. Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros.

Uma alimentação balanceada, contendo equilibradamente frutas, verduras, carnes e leite, pode contribuir (e muito) para a manutenção da saúde do indivíduo.

Referência: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/iaqv.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário